AGR Tubarão discute com entidades normas para medição individual de água

A Agência Reguladora de Águas de Tubarão (AGR) promoveu na manhã desta quarta-feira (26), a segunda reunião para discutir a necessidade da implantação de medidores individuais de água em novos apartamentos de Tubarão.

Representantes da secretaria de Planejamento, departamento de Normas Urbanísticas, Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (AREA), Imobiliárias Associadas de Tubarão e Região da Amurel (IATA), Sindicato dos Construtores (SindusCon - TB) e Águas de Tubarão participaram do encontro.

O superintendente técnico da AGR, Marcelo Fernandes Matos explicou aos convidados o processo de implantação do sistema. “Em pouco tempo, todos os novos edifícios terão medição individualizada de água. É preciso normatizar esses projetos, visando garantir a qualidade e a produtividade desse sistema”, informa Marcelo.

Durante o encontro, os participantes conheceram o sistema implementado na cidade de São Paulo. “As informações técnicas e gerais foram repassadas ao grupo para darmos continuidade ao processo. É fundamental que os profissionais envolvidos na cadeia da construção civil, incluindo projetistas, construtoras e incorporadoras se preparem para esta mudança no mercado brasileiro”, menciona o superintende geral da AGR, Afonso Furghestti.

O próximo passo da AGR é convocar uma Audiência Pública de discussão sobre o tema, para depois apresentar as propostas ao corpo do Conselho Consultivo da AGR e publicar o possível Ato Normativo, que regulamenta o processo da instalação individual de hidrômetros nos apartamentos. Além disso, existe a possibilidade da realização de projetos pilotos com emissão de fatura e corte pela própria operadora.

Desenvolvimento - Tubarão cresce em ritmo acelerado a cada ano. A cidade que possui quase quatro mil pontos comercias e é referência também no setor de prestação de serviços, acolhe novos moradores à cada ano. Além da migração de pessoas de outros municípios do estado e do país para Tubarão, novos tubaronenses nascem todos os dias nas duas maternidades da cidade.

Outro fator que amplia o número de moradores de Tubarão é o ensino superior, de graduação e pós-graduação, oferecido pela universidade local, uma das maiores do Brasil. Os setores da construção civil e imobiliário também ganham destaque na cidade. São dezenas de edificações prediais em construção no município.

Fonte: Secom/PMT