AGR-Tubarão e Consórcio Catarina definem novas ações para Resíduos Sólidos Urbanos

Encontro entre AGR – Tubarão e membros do Consórcio Catarina de Saneamento, definem novas ações de caráter técnico, administrativo e jurídico, em busca de soluções ambientais adequadas, para os Resíduos Sólidos Urbanos da região.

Este Ente Regulador participou de reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 15/07, na Sala de Atos do Paço Municipal, do Grupo de Trabalho do Consórcio Catarina de Saneamento, onde foram definidas novas ações complementares de ordem administrativas e/ou jurídicas para a conclusão constituição das exigências de constituição do Consórcio.

Foram também definidas ações de ordem técnica, tais como estudos de sistemas de gestão integrada de resíduos sólidos, iniciando com agendamento de visitas a cidades que já possuam plantas de tratamento de resíduos em operação.

Nesta sexta-feira (19/07) a AGR - Tubarão, juntamente com Prefeitos membros do Consórcio Catarina serão recebidos pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos Sul (CIRSURES), sediado em Urussanga/SC, que irá apresentar o seu modelo de gestão, que é considerado exitoso.

No próximo dia 25 deste mês, o grupo visitará também  a cidade de São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, onde também existe em operação um modelo de gestão consorciada de resíduos sólidos urbanos de sucesso.

Outra preocupação se refere aos municípios que ainda não elaboraram os seus planos de Saneamento Básico (Tubarão já possui o seu PSB, aprovado pela Lei Nº 3756/2012, em Junho de 2012), para o que será agendada reunião com o Secretário de Estado Paulo Bornhausen (SDS), na busca de auxilio para elaboração dos mesmos.

Fonte: AGR - Tubarão