Estação Elevatória de Esgoto Santos Dumont é entregue oficialmente

A Estação Elevatória de Esgoto Santos Dumont, no bairro Santo Antônio de Pádua, em Tubarão, e todo o sistema de coleta e tratamento da bacia 12.1, com aproximadamente 26 mil metros de rede de esgoto, foram oficialmente entregues. Equipes da Agência Reguladora de Saneamento e da Tubarão Saneamento realizaram a vistoria final esta semana, aprovando em definitivo a operação do sistema.

Em novembro de 2022, a AGR já havia vistoriado e recebido provisoriamente o sistema da Bacia 12.1, no qual se inclui a Elevatória Santos Dumont. À época, ainda faltavam equipamentos e acessórios a serem implantados definitivamente. A energia era provida de um gerador provisório, e o cercamento e paisagismo precários. Hoje, a estação emestá equipada, com a rede de energia elétrica pública, gerador de energia reserva instalado, piso, muros e gramado.

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o tratamento preliminar do esgoto foi melhorado e instalado um equipamento mecanizado que faz a remoção de sólidos grosseiros e sedimentáveis.

“Estamos avançando no tratamento de esgoto. Com a entrega da bacia 12.1, passamos dos 40% da população tubaronense atendida com esgoto tratadao. Isso impacta não apenas no meio ambiente, na qualidade do nosso Rio Tubarão, como também na qualidade de vida e saúde dos tubaronenses", destaca o superintendente da AGR, Alexandre Moraes.