Licitação para implantação do novo sistema de macrodrenagem será relançada

A licitação para implantação do novo sistema de bombeamento de água da macrodrenagem da margem esquerda terá que ser relançada. A única empresa participante do processo manifestou interesse em apenas um dos dois lotes do projeto, o que inviabilizaria a execução.

A Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) avalia adequações necessárias a serem feitas no projeto inicial para que um novo edital seja lançado.

O atual sistema de macrodrenagem da área central conta com três estações elevatórias de bombeamento da água do sistema pluvial para o rio quando atinge o nível das comportas: duas na avenida Getúlio Vargas, nas imediações do bairro Dehon, e uma na rua Lauro Müller, nas imediações da ponte Dilney Chaves Cabral.

O projeto do novo sistema de estações elevatórias e um conjunto de motobombas da licitação revogada prevê a implantação de mais cinco equipamentos: um próximo à rua Manoel Antunes Teixeira, um em frente ao terminal urbano da ponte Heriberto Hülse, um ao lado da Unisul, na rua Padre Dionísio da Cunha Laudth, um na região do Seminário Nossa Senhora de Fátima, para atender a macrodrenagem da região do bairro Pantanal, e um em substituição ao equipamento já existente na rua Luís Pedro de Oliveira.

Além de uma nova motobomba com sistema elétrico adequado e com acionamento automático, todas as saídas da macrodrenagem terão comportas de fechamento automático com a elevação do nível do Rio Tubarão. Assim, quando isso acontecer, a água do rio não retornará pelas galerias da macrodrenagem.