Metodologia Acertar é implantada pela AGR Tubarão

O Projeto Acertar surgiu como uma alternativa para melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil. O nome vem de auditoria - “A” -, de certificação - “CERT” - e agências reguladoras - “AR”. O objetivo é padronizar as auditorias e certificações dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), tornando-os mais sólidos e confiáveis.

A Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) implantou o projeto em 2021 e segue com o trabalho em 2022. A metodologia é composta por cinco etapas: Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, Avaliação de Confiança, Avaliação de Exatidão e Certificação das Informações, conforme o fluxograma a seguir.

Na primeira etapa de auditoria, a equipe ateve-se à avaliação de confiança do grupo básico de informações fornecidas pela Tubarão Saneamento, sem testes de controle. Foram registrados no relatório os resultados obtidos, a fim de melhorar, atualizar e elaborar as informações necessárias para o próximo ciclo, a realização de testes de controle.