Nota de esclarecimento – Condutividade na água

A Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão vem esclarecer que, após várias reclamações de que chuveiros elétricos em funcionamento estavam desarmando disjuntores (DR), foi verificado junto a Tubarão Saneamento que a condutividade contida na água de abastecimento público estava com valor acima da normalidade.

A condutividade acusa o teor de salinidade da água. Normalmente, este índice é de 50 μS/cm para a água potável, 200 μS/cm para a água mineral, e de 53.000 μS/cm água do mar.

Para se comparar, a condutividade superficial na captação está em 600 μS/cm e tem sido distribuída em torno desse índice. Normalmente, os valores ficam entre 80 e 100 μS/cm.

Isso identifica a intrusão salina no Rio Tubarão, o que acontece quando a água do mar adentra o rio além do ponto de captação. A AGR TB acompanha as ações da concessionária para solucionar este evento e se coloca à disposição para esclarecimentos. Vale ressaltar que essa análise tem periodicidade trimestral, conforme exigência do MS através da Portaria 2914/2011 que foi ratificada pela Consolidação nº 5/2017, e por isso não pode ser identificada no monitoramento diário.