Nova rede de água garante abastecimento e deixa moradores satisfeitos

A dona de casa, Elisângela Rosa Borges recebeu na manhã desta terça-feira (15) uma visita surpresa. O prefeito Manoel Bertoncini foi até a residência de Elisângela, moradora do bairro Passo do Gado, para conferir a pressão da água que, agora, chega em quantidade satisfatória à localidade.

Elisângela contou ao prefeito que mora há 10 anos no local, mas já tinha colocado a casa para vender, porque não suportava mais a constante falta d’água. “O bairro cresceu, novas casas foram construídas e a situação só piorou. Faltava água para tudo. Muitas vezes, só dava para tomar banho depois da meia-noite e para cozinhar eu comprava água mineral”, lembra a moradora.

Para Elisângela e outros dois mil moradores da região do Passo do Gado, falta de água ou água com pouca pressão é coisa do passado. A nova rede instalada no local acaba de ser ligada e já proporciona grandes melhorias no abastecimento de água da região. “A rede anterior tinha 50 milímetros e era muito antiga, cheia de incrustações, o que dificultava a vazão da água. Agora, com uma rede de 200 milímetros, a pressão passou de 2 metros de coluna de água (mca) para até 20 (mca) “, explica o superintendente Geral da AGR-Tubarão, Afonso Furghestti.

O prefeito Manoel Bertoncini acompanhou a medição da pressão da água que chega às residências e ficou satisfeito com o que viu. “Água é um bem precioso demais e todos têm o direito de recebê-la em casa, em boas condições. Ver a alegria destas famílias é algo que me deixa também muito feliz”, salienta.
As obras da nova rede iniciaram em março e agora, concluídas, ocupam uma extensão de aproximadamente 1,6 quilômetros, num investimento de aproximadamente R$ 380 mil.

Nesta terça-feira, foi iniciado o recapeamento asfáltico da rua João Adolfo Corrêa, que teve que ser cortada para a passagem da tubulação da nova rede de abastecimento. “Vamos repavimentar a via com asfalto quente, deixando-a em plenas condições de tráfego. Pedimos um pouco mais de compreensão dos moradores, pois dentro de poucos dias tudo estará em perfeitas condições de uso”, ressalta o superintendente Técnico da AGR – Tubarão, engenheiro Marcelo Fernandes Matos.

Com a conclusão da obra na região do Passo do Gado, a prefeitura já estuda projetos de melhoria do abastecimento para as localidades de Congonhas, Guarda Margem Esquerda e Caruru.

Fonte: Secom/PMT