Novo equipamento agiliza serviços da Águas de Tubarão

A operadora do sistema Águas de Tubarão terá, a partir de agora, mais um importante instrumento para realização dos serviços prestados no município.

Atendendo solicitação da Agência Reguladora das Águas de Tubarão (AGR-Tubarão), entidade que regula e fiscaliza a prestação dos serviços de água e esgotos da cidade, a Águas de Tubarão inovou e investiu na aquisição de um equipamento de Furo Direcional Por Método Não Destrutivo.

Com o novo instrumento é possível fazer ligações de novos ramais de água, com abertura de uma vala bem menor e ainda realizar obras em locais onde os métodos convencionais são praticamente impossíveis.

O superintendente Técnico da AGR – Tubarão, engenheiro Marcelo Fernandes Matos salienta que o novo equipamento vai evitar que a prefeitura tenha que fazer grandes reparos em vias asfaltadas. “Com este equipamento será possível diminuir os serviços de repavimentação de vias públicas. As obras de ligação de água e remanejamentos de ramais serão quase que totalmente subterrâneas, não será necessário quebrar um pedaço muito grande de asfalto, provocando assim um impacto bem menor do que o causado atualmente”, ressalta.

A técnica de Furo Direcional Não Destrutivo já é bastante difundida em países mais avançados e rapidamente vem ganhando espaço no Brasil, especialmente nos setores de saneamento básico, telecomunicação e distribuição de água e gás.

Além do baixo impacto ambiental, o método reduz os prazos e custos de execução do serviço. ”Todo o processo se torna mais ágil, não sendo necessário nem mesmo interromper o trânsito, o que trará grande benefício para todos nós”, informa o superintendente Geral da AGR-Tubarão, Afonso Furghestti.

 

Fonte: SECOM/PMT