Prefeitura solicita recursos para elaboração de projetos de saneamento e drenagem

O prefeito Manoel Bertoncini e o vice-prefeito Felippe Collaço entregaram na tarde desta segunda-feira (5), ao secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski ofício com solicitação de recursos para elaboração da base cartográfica da cidade, cadastro técnico e projeto básico integrado de drenagem urbana.

Os três levantamentos são fundamentais para a resolução dos problemas de drenagem e saneamento de Tubarão. “Esses estudos vão permitir que os projetos de macrodrenagem, por exemplo, sejam feitos de forma mais coerente, pois nortearão todas as ações destas áreas”, ressaltou o superintendente geral da AGR, Afonso Furghestti.

Para realizar a base cartográfica serão necessários recursos na ordem de R$ 1,3 milhão. Já a elaboração de um cadastro técnico das redes pluviais custará em torno de 1,3 milhão, sendo necessário pois Tubarão não conta com um “mapa” do sistema de drenagem, o que dificulta a manutenção e até o planejamento de novas redes. O cadastro técnico também é fundamental para o desenvolvimento do projeto básico integrado de drenagem urbana, que está orçado em R$ 1,8 milhão.

O vice-prefeito, Felippe Collaço enfatizou que a cidade está se desenvolvendo rapidamente de forma desordena. “Não há um planejamento, aliás, esta é uma situação comum em todo o Brasil. As cidades são criadas e depois o poder público tem que correr para tentar frear o crescimento desordenado. Por isso, se não tivermos investimentos maciços nesta área, teremos problemas ainda maiores”, comentou Pepê.

O prefeito Manoel Bertoncini concorda com Pepê e salientou que se Tubarão tivesse dados precisos, teria sido mais fácil receber, por exemplo, os recursos para a macrodrenagem. “A vinda dos recursos demorou anos, pois não havia dados atualizados. Queremos deixar um diagnóstico completo, para que as futuras ações nestas áreas de drenagem e saneamento sejam realizadas de forma mais fácil e rápida”.

O secretário Leodegar Tiscoski elogiou a iniciativa do município e informou que no início de 2012 inicia a seleção dos investimentos do PAC, nas áreas de esgoto, drenagem, saneamento e resíduos sólidos. “Tubarão precisa elaborar um projeto que contextualize a atual situação. Só assim, o governo Federal poderá ajudar o município”, explicou.

Tiscoski lembrou ainda que as cidades brasileiras têm até 2013 para elaborar o Plano Municipal de Saneamento. “Depois deste prazo, quem não tiver o plano não poderá pleitear recursos federais”, afirmou.

O prefeito Manoel Bertoncini informou vai iniciar processo para contratar empresa especializada em elaboração do projeto solicitado pelo secretário

Fonte: Decom/PMT