Reunião define ações após temporal em Tubarão

PUBLICADO EM 17/10/2016 ÀS 12:07 - ATUALIZADO EM 17/10/2016 ÀS 12:08

Na manhã desta segunda-feira (17), na sede da Defesa Civil do município, autoridades de diversos setores estiveram reunidas para discutir as ações que serão tomadas na cidade em decorrência da passagem de forte vendaval neste domingo.

O secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que está na cidade desde ontem (domingo), participou do encontro, juntamente com representantes do órgão em nível municipal, além de secretários, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Também estavam presentes o prefeito Olavio Falchetti e o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional, Nilton de Campos.

Um balanço das últimas horas abriu as conversas, com a confirmação do falecimento de uma criança de sete anos em Tubarão, além dos inúmeros relatos de ocorrências de destelhamento de casas, quedas de nível e danos consideráveis em diversas empresas e residências.

Outro problema discutido na reunião foi a queda da energia elétrica, que atinge mais de 80% das unidades consumidoras da cidade, segundo a Celesc, que já conta com equipes trabalhando para o restabelecimento da rede, mas sem calcular uma previsão de quando o serviço será concluído. Entretanto, a população deve considerar a rede energizada, e portanto, não manusear cabos, fios e materiais elétricos em geral.

No final da manhã, na Secretaria de Defesa Civil, houve uma entrevista coletiva com as autoridades envolvidas na coordenação dos trabalhos, que trouxe dados atualizados dos danos causados e das medidas tomadas, dentre as quais o decreto de situação de emergência em Tubarão.

Também foi mostrada e explicada a previsão do tempo para as próximas horas, que indica mais chuvas, mas sem a gravidade da registrada no evento deste domingo. Importante ressaltar que a população deve se orientar sempre pelos órgãos oficiais, e não se basear em alarmes nem sempre verídicos em grupos de redes sociais diversas. Serão divulgados boletins a cada hora para orientação da população.

O governador Raimundo Colombo chega a Tubarão no início da tarde desta segunda-feira para acompanhar os trabalhos de recuperação na cidade.

SERVIÇOS

Em virtude do acontecimento, alguns serviços estão comprometidos no município, dentre os quais as aulas na rede municipal e o atendimento nos postos de saúde todos suspensos. O comércio também não está com seu pleno funcionamento nesta segunda-feira, com diversos estabelecimentos fechados. A Central do Cidadão também não atenderá nesta segunda-feira.

As pessoas que foram atingidas podem solicitar auxílio (lonas) junto à Defesa Civil do município, localizada na Rua Piedade, número 39, Centro. Para emergências, estão disponíveis os telefones 199, da Defesa Civil, e 193, da força tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, além do 190, da própria Polícia Militar.

Em caso de desabrigados, já está à disposição da população a Associação dos Ferroviários, em Oficinas, localizada ao lado do Estádio Domingos Gonzales.

Fonte: Decom/PMT