Tubarão, visita o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (CIRSURES)

A AGR - Tubarão em conjunto com o Consórcio de Saneamento Catarina, visitou nesta sexta-feira (19/07) as instalações do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul em Urussanga/SC, que congrega 6 municípios da região e processa aproximadamente 1.000 toneladas mensais de resíduos sólidos urbanos em seu aterro  sanitário.

No Local está estruturado também um centro de triagem para separação dos resíduos recicláveis, operado conjuntamente com a Cooperativa de Catadores de Rio América (COOPERAMÉRICA) de forma organizada, e que reduz o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário.

Este Consórcio Público oportunizou aos municípios consorciados uma solução ambientalmente correta para o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos, conforme legislação vigente, com vantagens  econômicas pela redução de custos e com um programa de inclusão social, através da criação da cooperativa dos catadores  do Rio América.

Trata-se de mais um exemplo de boa gestão no saneamento básico, no segmento de Resíduos Sólidos Urbanos, um problema que se agrava significativamente na maioria dos municípios brasileiros.

Fonte: AGR-Tubarão