Monitoramento hidrometeorológico: termo de cooperação será assinado com a Amurel pela AGR

Um termo de cooperação será assinado com a Amurel na próxima terça-feira (22) para que a associação de municípios possa compartilhar os dados obtidos pela rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região instalada pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão. A Defesa Civil também irá disponibilizar as informações que serão divulgadas em tempo real no site da AGR.

A rede de monitoramento contará com uma estação meteorológica, no Cemitério Horto dos Ipês, no bairro Monte Castelo, e quatro estações hidro pluviométricas, nas pontes Paulo Osny May (Tubarão); Prefeito José Schotten (São Martinho), Celso Kindermann (Braço do Norte) e da Coloninha (Orleans). Falta instalar apenas a de Orleans, que depende da conclusão das obras na ponte. As demais estações estão devidamente instaladas.

O trabalho é executado pela empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas, de Blumenau, por meio de investimento da AGR. Todas as informações do monitoramento hidrometeorológico poderão ser acessadas pela população após a conclusão da implantação da rede.

A comunicação principal dos equipamentos será via satélite de alta performance, com um meio secundário de comunicação via LTE 4G/5G como redundância. Ambos funcionarão de forma simultânea e, em caso de perda de sinal do meio principal, o sistema redundante assumirá automaticamente, mantendo a transmissão de dados em tempo real durante eventos climáticos severos.

"Este monitoramento é uma grande conquista, não apenas para a AGR, como para a população de forma geral, que poderá ter acesso a informações confiáveis sobre condições atmosféricas como chuva, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. É uma questão de prevenção necessária há muito tempo", destaca a Superintendente Geral interina da AGR, Madelon Peters.

Por meio da cooperação com a Amurel e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, é projetada para futuramente a ampliação da rede, com a instalação de mais estações hidro pluviométricas.

Cinco bairros devem fechar os registros nesta sexta-feira (18)

Uma manutenção preventiva nos sistemas elétricos em alguns boosters (conjunto moto-bomba responsável por aumentar a pressão da água) será feita na noite desta sexta-feira (18) pela concessionária e pode comprometer o abastecimento em cinco bairros de Tubarão. Por causa desta manobra, os consumidores dos bairros Centro, Cruzeiro, Fábio Silva, Oficinas e São Martinho devem fechar os registros dos cavaletes às 21 horas e abrir somente a partir das 2 horas de sábado (19).

O fechamento é recomendado porque existe a possibilidade de alteração na coloração, pressão e falta de água até o término dos trabalhos. Em casos de chuva ou outras interferências, pode haver mudança na programação.

Medição da pressão de água é resultado de cooperação técnica entre AGR e Agesan-RS

Um Acordo de Cooperação Técnica foi firmado entre a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão e a Agência Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) e a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) com o objetivo de estabelecer uma colaboração mútua. Dois técnicos da agência gaúcha estão em Tubarão nesta semana para fazer um trabalho de medição de pontos de pressão de água.

No total, cerca de 60 pontos terão a pressão medida até o fim desta etapa de trabalho. Munida de manômetro, a equipe da Agesan executa o serviço acompanhada de profissionais da AGR e da concessionária Tubarão Saneamento.

"As atividades são fundamentais para o fortalecimento da regulação, trazendo a expertise da Agesan-RS até a AGR Tubarão, especialmente apresentando questões práticas para a execução de atividades de abastecimento de água", destaca a Superintendente Geral interina da AGR, Madelon Peters.

A Agesan é um Consórcio Público com personalidade jurídica de direito público, de natureza autárquica, regida pelas normas da legislação pertinente, que faz a regulação em mais de 100 municípios.

Pode faltar água na Guarda ME nesta sexta-feira (11)

Em função de uma interligação de rede na Rua Plácido Brás Fernandes com a Rua Santos de Souza Martins, resultado das obras de expansão de rede de água na Guarda Margem Esquerda, as unidades do bairro podem ficar com o abastecimento de água comprometido até as 19 horas desta sexta-feira (11). A equipe técnica atua para garantir a normalidade do abastecimento.

Existe a possibilidade de alteração na coloração, pressão e falta de água até o término dos trabalhos. A concessionária orienta aos clientes que residem nessa região para que fechem os registros dos cavaletes e abram a partir das 20 horas.

Em casos de chuva ou outras interferências, pode ocorrer mudança na programação.

Rede de monitoramento hidrometeorológico custeada pela AGR começa a ser instalada

A rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região começou a ser instalada nesta segunda-feira (7). A primeira estação foi a meteorológica compacta, no bairro Monte Castelo, uma estrutura de nove metros, com suportes para placa solar, sensores, satélite e câmera, que fornecerá informações importantes sobre condições atmosféricas como chuva, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica.

O trabalho é executado pela empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas, de Blumenau, por meio de investimento da Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão. O próximo passo será a instalação das estações fluviométricas, a partir desta terça-feira (8).

Os equipamentos ficarão nos formadores do Rio Tubarão (Orleans/Lauro Muller); no Rio Braço do Norte (Rio Fortuna/Braço do Norte/São Ludgero); no Rio Capivari (São Martinho/Armazém); e na ponte Paulinho May, em Tubarão.

Após a instalação de todas as estações, os dados serão dispostos no site da AGR. Termos de cooperação serão assinados com a Amurel e a Defesa Civil para que também possam disponibilizar as informações. A comunicação principal será via satélite de alta performance, com um meio secundário de comunicação via LTE 4G/5G como redundância. Ambos funcionarão de forma simultânea e, em caso de perda de sinal do meio principal, o sistema redundante assumirá automaticamente, mantendo a transmissão de dados em tempo real durante eventos climáticos severos.

"A importância da rede de monitoramento é gigantesca, porque vamos começar a ter esses dados como histórico e poder fazer análises. Além disso, com câmeras em todas essas estações, vamos poder observar o nível do rio, conseguir alertar quando ultrapassar o nível de emergência e auxiliar a Defesa Civil", explica a Superintendente Geral interina da AGR, Madelon Peters.