AGR –Tubarão e Representantes do Consórcio Catarina de Saneamento fazem nova visita técnica

Na TIBAGI SISTEMAS AMBIENTAIS, em São José dos Pinhais, empresa que presta serviços ambientais na região da Grande Curitiba, foi apresentado um processo de aproveitamento integrado de resíduos sólidos, que consiste na separação física dos materiais em três classes, “materiais ferrosos”, materiais plásticos, papéis, etc...” e “material orgânico”, através de máquina trituradora/classificadora,  peneiras rotativas, esteiras magnetizadas e correias transportadoras.

Os materiais ferrosos são reclassificados e retornam para reaproveitamento industrial, o material orgânico alimenta um sistema de compostagem para produção de adubos orgânicos, e o material plástico, papel, madeiras, etc, é totalmente utilizado para queima em caldeiras para geração de vapor, para processos industriais ou para geração de energia elétrica.

Portanto, todo o resíduo recebido na empresa , é totalmente reaproveitado.

A empresa BIOENERGY – IND. E COM. DE ENERGIA ALTERNATIVA LTDA, também participou do encontro, como parceira no processo,  apresentando a forma de aproveitamento do resíduo destinado a queima, através de contratos de terceirização para geração de vapor em caldeiras industriais, e fez o convite para que o Consórcio visite uma fábrica de Celulose em Timbó Grande-SC, onde operam com este resíduo.

A comitiva visitou também, em Paranaguá-SC, as instalações de tratamento de esgoto do município operado pela concessionária CAB.

Foram visitas muito importantes, uma vez que se tratam de modelos exitosos, que poderão subsidiar de forma consistente a tomada de decisão, na definição do modelo a ser implantado em nossa região, para  a solução definitiva e ambientalmente correta para a destinação final dos resíduos sólidos gerados em nosso município e na região.

Participaram do encontro o superintendente técnico da AGR Tubarão, Engº Aristeu Cavalca, o Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Tubarão-SC, Engº Agrônomo Guilherme Bressan, o gerente da Secretaria de Gestão de Tubarão, Ricardo Zambrano Júnior, o técnico de gestão de resíduos sólidos da Fundação, Emanuel Ramos Viquetti, e o gerente de Gestão Estratégica da Amurel, Engº Alexandre Martins da Silva, e o Engº Agrônomo Deiviti Martins, da Amurel.

Fonte: AGR - Tubarão