Saem os resultados da primeira análise das águas dos principais rios de Tubarão

Chegaram nesta semana os resultados das análises físico-química e biológica das águas superficiais de nove rios de Tubarão. O monitoramento de qualidade faz parte da campanha Projetos Rios de Tubarão, realizada em parceira pela Agência Reguladora de Saneamento e a Fundação do Meio Ambiente.

As primeiras análises, de um modo geral, apresentaram resultados satisfatórios. Nessa primeira coleta, nenhum parâmetro relacionado ao índice de toxidez superou os valores preconizados pela legislação, o que validou todos os resultados obtidos.

As amostras foram coletadas sempre em dois pontos distantes de cada manancial, para verificar o quanto as atividades socioeconômicas ali desenvolvidas estão interferindo na qualidade da água da referida área.

A qualidade do material coletado foi medida pelos números do Índice de Qualidade da Água (IQA), que vai de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, melhor a qualidade da água. Os parâmetros que compõem esse índice são o Oxigênio Dissolvido, Coliformes Fecais, pH, Nitrogênio Total, Fósforo Total, Temperatura, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Turbidez e Sólidos dissolvidos.

O maior valor do IQA foi obtido no Rio Caruru, pela margem esquerda, no limite com Gravatal, cujo valor obtido foi de IQA = 70,8, sendo a água classificada como boa. O pior valor de IQA foi determinado no ponto a jusante do Rio da Madre, antes de desaguar no Rio Tubarão, no limite com Laguna, cujo valor obtido foi de IQA= 24,1, classificada como uma qualidade de água ruim.

O projeto também considerou sete metais pesados (cromo, níquel, chumbo, mercúrio, cádmio, cromo e zinco), sendo que a presença desses poluentes em concentração superior ao previsto pela Legislação anula o valor do IQA determinado.

Nesta quarta-feira (5), Dia Internacional do Meio Ambiente, será realizada a segunda coleta do projeto, iniciativa que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente em Tubarão.

 

Resultados:

 

1 – Rio Tubarão

Local 1: IQA = 68,6 (BOA)

Local 2: IQA = 68,3 (BOA)

2 – Rio Pinheiros

Local 1 IQA = 70,8 (BOA)

Local 2 IQA = 48,7 (REGULAR)

3 – Rio da Madre

Local 1 IQA = 67,7 (BOA)

Local 2 IQA = 24,1 (RUIM)

4 – Rio Ilhota

Local 1 IQA = 61,5 (BOA)

Local 2 IQA = 29,7 (RUIM)

5 – Rio do Pouso

Local 1 IQA = 66,1 (BOA)

Local 2 IQA = 66,6 (BOA)

6 – Rio Corrêra

Local 1 IQA = 68,6 (BOA)

Local 2 IQA = 61,6 (BOA)

7 – Rio Caruru

Local 1 IQA = 68,8 (BOA)

Local 2 IQA = 50,8 (REGULAR)

8 – Rio Capivari

Local 1 IQA = 55,2 (BOA)

Local 2 IQA = 55,8 (BOA)

9 – Córrego Mesquita

Local 1 IQA = 64,4 (BOA)

Local 2 IQA = 28,6 (RUIM)