AGR – Tubarão, participa da 4ª conferência regional do meio ambiente, relativas ao gerenciamento integrado dos resíduos sólidos

As Conferências Regionais foram concebidas no sentido de discutir e definir propostas junto aos municípios, para estabelecer caminhos e ações na busca de soluções para um problema ambiental que vem crescendo de forma exponencial, ou seja, destinação final dos resíduos sólidos gerados em todas nossas atividades seja industrial, comercial ou doméstica.

No evento, foram apresentados 4 eixos temáticos relacionados com o Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos, “PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS”, “REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS”, “GERAÇÃO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA” e “EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, sobre os quais, foram elaboradas e selecionadas 5 (cinco) propostas por eixo temático, totalizando 20 (vinte) propostas para serem levadas à Conferência Estadual, que ocorrerá em 29 e 30 de Agosto deste ano.

As propostas selecionadas enfatizaram ações tais como:

- Diminuição das perdas nos ciclos produtivos e no consumo final

- Implantação, Incentivo e intensificação dos programas municipais de coleta seletiva, associados a organizações de catadores.

- Implantação imediata e efetiva da Logística Reversa, para o reaproveitamento de determinados materiais, que representam alto risco ao meio ambiente.

- Criação de “Eco pontos”, para disponibilizar à população e aos setores comerciais e industriais um local de entrega de resíduos volumosos e especiais, tais como, pneus, pilhas, lâmpadas, eletro eletrônico, etc.

- Instalação de Usinas para reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil.

- Criação de Programas Educativos voltados para as crianças e adolescentes, nas escolas, bem como às famílias

- Criação de programas educativos para veiculação permanente na mídia de forma abrangente.

A AGR – Tubarão, cumprindo com suas atribuições estará presente na Conferência Estadual do Meio Ambiente em Agosto/2013, defendendo estas propostas, na busca constante de avanços no saneamento básico do nosso município, e na conseqüente melhoria da qualidade de vida de nossa população.

Fonte: AGR - Tubarão