Bairro São Martinho receberá obra na rede de água

A região do Taió, no bairro São Martinho, receberá a próxima obra de rede de água de Tubarão. A execução consiste na melhoria da distribuição e vazão da água, além da instalação de novo sistema de pressurização (booster). A obra, era prevista para ocorrer em 2024 foi antecipada, com execução a partir desta quinta-feira (9).

Devido à localização geográfica, a quase oito quilômetros de distância do ponto de distribuição de água (ETA) e 47 metros acima da parte plana do município, o São Martinho é uma das regiões mais complexas para a vazão de água.

Após simulações hidráulicas da equipe da concessionária, foi diagnosticado que havia a necessidade de reforçar o sistema para substituir partes da rede antigas existentes e acrescentar novas redes e interligações. E, para que a água vencesse a diferença de nível, também foi constatada a necessidade da instalação de mais um sistema de pressurização no bairro.

Nos últimos anos, a localidade ainda contou um crescimento exponencial de moradores, o que vem impactando na distribuição da água. A concessionária Tubarão Saneamento investirá cerca de R$ 390 mil na obra, que inclui a substituição de 500 metros de rede antiga e colocação de 350 metros de nova. A execução levará em torno de 30 dias.