Elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos está na fase de Composição Gravimétrica

Conhecer os tipos de materiais descartados por localidade é fundamental para a gestão eficiente da destinação do lixo e planejamento de ações estratégicas.

Por isso, os engenheiros da empresa responsável pela atualização do Plano Municipal de Saneamento de Tubarão e diagnóstico sobre os resíduos sólidos estiveram com os engenheiros da AGR e da prefeitura no aterro sanitário para onde é enviado o lixo, em Pescaria Brava. No local, foram recolhidos aleatoriamente sacos com lixo vindo de diversos bairros, separados e pesados para identificar os tipos de resíduos.

Esse trabalho é chamado de Composição Gravimétrica. A partir da compilação dos dados, é possível definir que processos específicos irão assegurar a destinação final adequada para o município.