Funat e AGR lançam projeto de monitoramento da qualidade das águas de rios de Tubarão

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), a Fundação do Meio Ambiente de Tubarão e a Agência Reguladora de Saneamento (AGR) lançam um projeto de monitoramento da qualidade das águas de nove rios do município. A iniciativa terá duração de 12 meses.

Tubarão tem históricos problemas relacionados aos mananciais, poluição das águas, destruição de nascentes e desmatamentos nas matas ciliares. "Essas situações contribuem para a perda da qualidade da água, o que, além dos danos ambientais, contribui para o aparecimento de determinadas doenças transmitidas pelas águas", destaca o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues.

"A implantação deste projeto contribuirá para o conhecimento das reais condições dos principais recursos hídricos da nossa cidade, tornando-se uma importante ferramenta para a tomada de decisões e ações que busquem conservar ou recuperar os mananciais existentes no município", acrescenta a Superintendente Geral interina da AGR, Madelo Peters, e lembra que a agência já realiza periodicamente análises de água e esgoto para acompanhar os serviços da concessionária.

Serão analisados Coliformes Totais, DBO, Fosfato, Nitrato, OD, PH, STD, Temperatura, Turbidez, Cadmio, Chumbo, Cobre, Cromo, Ferro, Manganês, Mercúrio, Níquel, Zinco. Os mananciais em que o projeto será desenvolvido são o Rio Tubarão, Rio do Pouso, Rio Caruru, Rio Capivari, Rio dos Corrêas, Rio Ilhota, Rio da Madre, Rio Pinheiros e Córrego do Mesquita.