Instalação de comportas para amenizar efeitos das cheias é discutida

Uma nova medida com o intuito de amenizar os efeitos das cheias em Tubarão está sendo debatida por técnicos da Agência Reguladora de Saneamento, prefeitura, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e CCR ViaCosteira, concessionária do trecho sul da BR-101. A AGR solicitou a instalação de comportas nas galerias debaixo da rodovia.

A princípio, são planejadas comportas em três pontos, com uma tubulação de 1 metro de diâmetro, duas galerias lado a lado de 3 metros cada e uma terceira de 2,5 x 3 metros. Os maiores beneficiados com essa medida serão os moradores do Revoredo, São Martinho, Parque das Palmeiras, São João, São Bernardo, e fazendas e loteamentos às margens da rodovia Ivane Fretta Moreira e da BR-101.

“Caso sejam implantadas as comportas, essas áreas servirão de contenção de água da chuva com cotas de água menores do que as promovidas pelo avanço do rio”, explica o superintendente técnico da AGR Rafael Marques.

O próximo passo é a contratação de um técnico, por meio de licitação, para coletar os dados necessários e fazer cálculos, conforme solicitado pela CCR.