Reunião debate normatização de medição individual de água em prédios, condomínios e imóveis coletivos

A medição individual de água em prédios, condomínios e imóveis coletivos é uma iniciativa que poderia evitar diversos problemas para quem tem que dividir a conta de água todos os meses.

O assunto foi discutido, em reunião técnica promovida pela Agência Reguladora das Águas de Tubarão (AGR), na manhã desta quinta-feira (5), e contou com a participação de representantes do Sinduscon, Área-TB, Secovi, e secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Esta primeira reunião antecede uma audiência pública que acontecerá no próximo mês e será voltada a toda a população. “Esta iniciativa de ouvir a população é fundamental para assegurar a participação da sociedade nesta normatização”, salienta o superintendente técnico da AGR, engenheiro Marcelo Fernandes Matos.

Depois das discussões com a população, serão criadas as normativas que vão fixar os requisitos mínimos a serem atendidos pelos agentes incorporadores de condomínio para a implantação de medição e emissão de contas individuais pela concessionária. A determinação vai orientar ainda sobre as características técnicas e condições necessárias para a implantação do sistema de medição remota de leitura de hidrômetros e controle de fornecimento de água.

Além do projeto inicial apresentado pelos superintendentes da AGR, está prevista também a capacitação dos profissionais da área de construção civil, para que os projetos sejam padronizados e se tornem eficientes e economicamente viáveis. ”A intenção é que os prédios construídos depois da resolução já sigam as novas normas. Os já existentes, inicialmente, permanecerão assim”, ressalta Marcelo.

Em grandes capitais, como em São Paulo, esse sistema individual de medição de água nos prédios já vem sendo usado com bastante eficiência e aqui em Tubarão também poderá tornar-se realidade em curto prazo, já que a previsão é de que a regulamentação entre em vigor a partir de junho de 2009.

 

Fonte: Secom/PMT