Vídeo inspeção na rede de drenagem será contratada pela AGR

Uma inspeção das tubulações de drenagem urbana por vídeo será contratada pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão para ser executada na rede do município. O objetivo é indicar os trechos mais comprometidos no momento que precisam de intervenção da prefeitura.

Neste primeiro momento, será feita uma contratação emergencial, justificada pela urgência em diagnosticar as áreas mais críticas. Depois, a proposta é lançar outro processo mais completo, para indicar mais pontos da rede que precisam de melhorias e avaliações técnicas mais detalhadas, e também inspecionar as redes coletoras de esgoto sanitário.

Com o novo marco regulatório e adequação da lei de criação da agência, a AGR passa a regular o serviço de drenagem na cidade. Além da inspeção e mapeamento da rede, a agência também trabalhará na organização de regras para a análise de projetos para novos empreendimentos.

“A agência, como fiscalizadora, vai indicar onde a prefeitura tem que atuar nesse momento para reduzir os problemas de obstrução da rede e, consequentemente, diminuir os riscos de alagamentos”, destaca a Superintendente Geral Interina da AGR, Madelon Peters.